CEMAR é condenada a pagar danos morais por cobrança irregular na conta de energia

A justiça do Maranhão reconheceu a ilegalidade e nulidade de uma cobrança do produto denominado ‘Seguro Plugado’, lançado mensalmente na conta de energia de uma consumidora pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).

O magistrado Edmilson da Costa Lima, titular da comarca de Brejo, condenou a empresa ao pagamento de R$ 3 mil reais a título de danos morais, e à devolução, em dobro, dos valores descontados ao longo de quase seis anos, sem a autorização da consumidora.

Na ação, a cliente sustentou a ocorrência de cobranças do serviço Seguro Plugado, no valor de R$ 2,33 mês, embutidas nas faturas de energia, sem sua autorização ou contratação do serviço, pelo que alegou transtornos morais e prejuízos materiais.

A CEMAR, chamada a se defender no processo, alegou que a adesão ao seguro ocorreu espontaneamente por parte da autora; a inexistência de ato ilícito; danos morais; repetição de indébito; bem como a impossibilidade da inversão do ônus prova.

A justiça entendeu que a cliente pagou a proposta de adesão enviada pela requerida, como se fatura de energia fosse, “até mesmo pela falta de transparência e esclarecimentos por parte da concessionária requerida, que apesar do dever legal, escusa-se de informar correta e ostensivamente o consumidor do serviço”, discorreu.

O juiz entendeu que a concessionária de energia incluiu na fatura de consumo mensal a cobrança de um serviço não previamente ajustado com o usuário, induzindo o consumidor a erro.

Fonte: Portal do Guará

1 thought on “CEMAR é condenada a pagar danos morais por cobrança irregular na conta de energia

  1. Eu pretendia para enviar você a tiny note poder dar agradecimentos como antes com o seu amazing dicas você mostrado nesta página . Isto tem sido certamente particularmente generoso de você dando desimpedido exatamente o que algumas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | oferecido como um e livro ganhar algum lucro para seu próprio fim , ainda mais considerando o fato de que you poderia ter tried it se você nunca desejado. Those pontos adicionalmente trabalhado compreender plenamente algumas pessoas tenha semelhante paixão muito parecido meu aprender muito mais relacionado este problema . Eu acredito existem milhões de mais agradáveis ​​ oportunidades up front para pessoas que navegue seu site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *