Concurso INSS: MPF recomenda autorização de edital até maio

Na última terça-feira, 23, o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou uma recomendação à presidência do Instituto Nacional do Seguro Social e ao Ministério da Economia para que seja autorizado em um prazo de até 30 dias, um novo concurso público do INSS.

Ainda de acordo com o MPF, logo após a autorização do certame, o órgão deve elaborar um cronograma, com um prazo que não ultrapasse 180 dias para a posse dos aprovados.

Além disso, foi recomendado que a autarquia, junto com o Ministério da Economia, realize levantamento para definir o quantitativo de vagas, bem como os cargos contemplados.

O novo pedido de concurso em análise no Ministério da Economia prevê a abertura de 7.888 vagas, distribuídas entre as funções de Técnico do Seguro Social (nível médio – 3.984 vagas), Analista – diversas especialidades (nível superior – 1.692 vagas) e Perito Médico (nível superior – 2.212 vagas). O edital também deve prever a formação de cadastro de reserva.

As escolaridades mínimas exigidas para investidura nas carreiras são ensino médio e superior, sendo específico em Medicina para peritos. Os vencimentos iniciais variam entre R$ 5 mil e R$ 12 mil.

Último concurso

Foi divulgado em dezembro de 2015, o último concurso do INSS que ofereceu 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social (nível médio) e 150 Analista do Seguro Social (nível superior).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *