Empresa que premiou jumento já concedeu a 35 prefeito do MA a mesma honraria

Empresa que premiou jumento já elegeu 35 prefeitos do MA como melhores do BrasilA União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco, que segundo o programa Fantástico, da Rede Globo, premiou um jumento como um dos melhores 100 prefeitos do Brasil, concedeu a pelo menos 35 prefeitos maranhenses a mesma honraria, de Gestor Nota 10, no ano passado e neste ano.

De acordo com a reportagem, veiculada nesse domingo 5, a entidade é alvo de investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (RS) por suposto comércio de diplomas de mérito para vereadores, prefeitos e secretários municipais. Há suspeitas de que os políticos teriam utilizado recursos públicos para conquistar as premiações. O Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que atua no mesmo seguimento, também é alvo de investigação, mais no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE)  do Rio Grande do Sul.

Levantamento em sites e blogs da imprensa local aponta que, em 2017, pelo menos 14 prefeitos maranhenses foram eleitos pela UBD como os 100 melhores do país. São eles: Zé Vieira (PP), atualmente ex-prefeito de Bacabal; Fábio Gentil (PRB), de Caxias; Luciano Genésio (PP), de Pinheiro; Umbelino Ribeiro (PV), de Turiaçu; Assis Ramos (MDB), de Imperatriz; Eric Costa (PCdoB), de Barra do Corda; Joice Marinho (PDT), de Amarante do Maranhão; Dr. Erik (PDT), de Balsas; Albérico Filho (MDB), de Barreirinhas; Anderson Wilker (PCdoB), de Alcântara; Padre Jozias (PTN), de Peritoró; Luciano Leitoa (PSB), de Timon; Miltinho Aragão (PSB), de São Mateus; e Ricardo Miranda (PDT), de Altamira do Maranhão.

Para 2018, segundo o site da própria UBD, o total de 27 prefeitos maranhenses foram eleitos pela entidade no ranking dos 100 melhores prefeitos do Brasil, e por isso indicados para o prêmio Gestor Nota 10, por suposta eficiência da administração em qualidade de vida, infraestrutura e transparência pública. Destes, gestores de nove municípios (Bacabal, Pinheiro, Caxias, Turiaçu, Timon, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas e São Mateus do Maranhão), que já haviam sido eleitos como melhores prefeitos do país no ano passado, voltaram a receber a honraria.

Os outros novos prefeitos eleitos como melhores 100 prefeitos do Brasil, agora em 2018, são: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), de São Luís; Antônio França (PTB), de Pedreiras; Arquimedes Bacelar (PTB), de Afonso Cunha; Zé Hélio (PT), de Paraibano; Zé Reis (PP), de Aldeias Altas; Cicin (MDB), de Estreito; Ferdinando Coutinho (PSB), de Matões; Negão (PSDB), de Miranda do Norte; Zé Ribamar (PSB), de Humberto de Campos; Luís Fernando Silva (PSDB), de São José de Ribamar; Carlinhos Barros (PCdoB), de Vargem Grande; Luís da Amovelar Filho (PT), de Coroatá; Zezildo Almeida (PTB), de Santa Helena; Dr. Cristino (DC), de Araioses; Dunga (PMN), de Icatu; Zé Farias (MDB), de Brejo; Professora Rosinha (PCdoB), de Cururupu; Vianey Bringel (PSDB), de Santa Inês; Miguel Lauand (PRB), de Itapecuru-Mirim; Mercial Arruda (MDB), de Grajaú; e Hilton Gonçalo (Avante), de Santa Rita.

O blog entrou em contato com as assessorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Maranhão, questionando se, conforme feito pelos mesmos órgãos no Rio Grande do Sul, há algum levantamento ou investigação no sentido de apurar o uso de dinheiro público na compra da premiação pela UBD, bem como pelo Instituto Tiradentes, e aguarda retorno.

Outro lado

Na segunda-feira 6, o BLOG solicitou por e-mail à assessoria de todas as prefeituras — que têm site e fornecem o contato — um posicionamento sobre o assunto, questionando se houve o pagamento pela premiação e qual a eventual origem dos recursos. Apenas quatro delas retornam o contato até o momento. Todas negaram que tenham recebido o prêmio também conferido ao jumento Precioso. Confira:

Imperatriz

“Segundo o secretário de Educação, houve a indicação, porém após fazer pesquisa prévia, não houve interesse em ir receber a premiação”.

Peritoró

“Nós nunca acreditamos nesse tipo de pesquisa. Pesquisa seria, são pesquisa com pessoas nas ruas e não essa de telefone. Então, nunca participamos disso”.

Santa Rita

“O prefeito Hilton Gonçalo nunca recebeu nenhum contato da empresa UBD. Desconhece qualquer avaliação feita pela UBD. Portanto, o prefeito de Santa Rita nunca pagou qualquer valor a referida empresa citada”.

São Luís

“A Prefeitura de São Luís informa que não recebeu convite e desconhece a indicação a qualquer premiação da União Brasileira de Divulgação (UBD)”.

Fonte: Atual7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.