Godofredo Viana: Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue

A prefeitura de Godofredo Viana sob a gestão do prefeito Sissi Viana, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com o departamento de endemias e estratégia de saúde da família (ESF), agentes comunitários de saúde e outros setores, lançaram na manhã desta segunda-feira dia 11, a campanha municipal de combate e prevenção da dengue, a ação foi desenvolvida pelos setores acima citados, com caminhadas pelas ruas e orientações compostas de atividades teóricas e práticas aos moradores da sede do município, visitas domiciliares e orientação ao pé da letra.

Esteve presente durante todo o percurso o secretário municipal de Saúde Dr Emanuel Coimbra, assessor de saúde pública Gessiel Neres e a vice-prefeita Lindalva Severo, que no ensejo aproveitou a oportunidade de conduzir a presente caminhada, e já contou com excelentes resultados. Este projeto tem como objetivo esclarecer á comunidade local sobre o perigo do mosquito Aedes aegypti e suas consequências.Dengue, Zika e Chicungunya por conta dos grandes casos evidenciados em decorrência do ataque do mosquito,e a relevância do discurso de prevenção deve se tornar ainda mais eminentes dentro da sociedade.

O objetivo dessa campanha é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

A Vigilância Epidemiológica pede a colaboração da população para que receba o agente de endemias que faz a vistoria, além de reforçar a necessidade de cada morador realizar sua própria vistoria pelo menos duas vezes por semana nesta época que a incidência da doença é maior. A eliminação dos criadouros ainda é a principal medida preventiva de combater o mosquito transmissor.

“As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuvas está se aproximando, o que ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Prefeitura organizou o mutirão com todas as secretarias, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse o secretário de saúde, Emanuel Coimbra.

“Os nossos profissionais estão passando de casa em casa e explicando os cuidados necessários para evitar que essas doenças se alastrem. Além disso, os agentes entregam sacos plásticos de lixo e fazem a eliminação dos focos do mosquito, quando necessário”, disse Gessiel Neres.

“Os indicadores mostram que os criadouros do mosquito se encontram em vasos de plantas e frascos com água, bebedouros de animais, tanques, piscinas com água não tratada, calhas e lages. O que é resolvido através do trabalho educativo e não com o mutirão de limpeza”, explicou o coordenador de Endemias.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *