Godofredo Viana: Prefeitura realiza mutirão de prevenção do Glaucoma

A Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem (09.06),o mutirão do Glaucoma em parceria com o Governo do Estado do Maranhão. O mutirão aconteceu no Posto de saude Aprigio Silva e foram ofertados exames de verificacao da pressão dos olhos e avaliação do fundo de olho com oftalmologistas.

Com a realização de consultas e exames, o objetivo do mutirão é realizar o diagnóstico precoce do glaucoma, que pode levar a cegueira total e submeter o paciente para o tratamento adequado.
“O município possui uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura. Esse serviço de prevenção é indispensável, evitando que o glaucoma seja detectado em estágio avançado. Já beneficiamos mais de mil pessoas com esse trabalho”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Emanuel Coimbra.

Um desses “pacientes” foi Jose Ribamar, de 50 anos, morador da comunidade de Bairro de Fátima. “Sinto muita dor de cabeça, nos olhos e acabei constatando que tenho glaucoma. Este mutirão ajuda muito a gente que vive de uma aposentadoria com um salário mínimo. Graças a Deus, o prefeito Sissi Viana tem visto nosso lado. Confesso que, se fosse para pagar, não teria condições. Já estou levando meu remédio e vou fazer o tratamento.


Essa ação tem ajudado muitos Godofredenses que precisam do tratamento gratuito. Durante os atendimentos, os pacientes apresentaram documentos e cartão do SUS e passaram pela triagem de rotina. Os que receberam o diagnóstico positivo para doença preencheram ficha para retirar o colírio de tratamento.


De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram feitos 200 atendimentos, para os que foram diagnosticados receberam o colírio gratuitamente para tratamento.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *