Lula, Dilma e ex-ministros viram réus por “quadrilhão do PT”

Lula, Dilma e ex-ministros viram réus por “quadrilhão do PT”O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, recebeu, nessa sexta-feira 23, denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo crime de organização criminosa. A decisão foi tomada no caso referente ao chamado “quadrilhão do PT”.

Além de Lula e Dilma, com a decisão, passam à condição de réus no processo e vão responder a uma ação penal os ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Eles foram acusados pelo MPF, em denúncia apresentada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, de praticar “uma miríade [quantidade grande e indeterminada] de delitos” na administração pública durante os governos petistas na Presidência da República, somando cerca de R$ 1,5 bilhão em desvio de recursos dos cofres públicos.

Lula foi apontado como líder da organização que, segundo Janot, teria utilizado a Petrobras, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Ministério do Planejamento para arrecadar propina.

O caso começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, mas foi remetido à primeira instância após os acusados deixarem os cargos e perderam foro privilegiado.

Fonte: Atual7

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *