Militares do Exército e policiais federais começam a viajar para cidades do Maranhão para as eleições

Militares do Exército chegam em São Luís e começam a viajar para cidades do interior do Maranhão para as eleições — Foto: Reprodução/TV MiranteMilitares do Exército e policiais federais chegaram em São Luís nesta semana e já começam a viajar para os municípios do Maranhão onde a Justiça Eleitoral solicitou reforço. Cerca de 600 militares do Batalhão de Infantaria de Selva de São Luís e de Macapá estão viajando em caminhões do Exército e carros alugados para trabalhar na cobertura das eleições.

O objetivo é garantir tranquilidade e segurança na eleição deste domingo (7). No total, cerca de 1500 homens vão atuar em São Luís, Belém, Macapá e em mais 70 municípios do interior do Maranhão. As cidades foram escolhidas pela Justiça Eleitoral por causa de históricos de tumultos durante o processo eleitoral.

“O objetivo maior é a prevenção. Tranquilizar o eleitor”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo Duailibe.

“As tropas federais têm poder de polícia, no entanto, esse poder de polícia é para coibir ilícitos que tenham um nexo com o pleito eleitoral. Não é para trabalhar na parte de segurança pública, resolvendo problemas que já cabe na alçada da Polícia Militar e da Polícia Civil”, contou o general do Exército, Viana Filho.

Os militares vão permanecer nos municípios até domingo, mas só poderão sair das cidades depois da autorização de cada Juiz Eleitoral da região. Qualquer ocorrência de crimes eleitorais serão encaminhadas para a Polícia Federal, que destinou 150 policiais para o plantão de domingo.

“Teremos nove bases espalhadas, além das três unidades da Polícia Federal. Vamos atuar muito fortemente no domingo, no dia das eleições”, declarou Cassandra Parazi, superintendente da Polícia Federal no Maranhão.

Polícia Federal declarou que um efetivo de 150 policiais foram destacados para o plantão de domingo no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *