Operação do exército no Maranhão fiscalizam empresas que usam explosivos

A fiscalização é uma atribuição do exército, mas dessa vez outros órgãos como a Polícia Federal, Rodoviária, Polícia Militar e Bombeiros estão participando da operação ‘Dínamo 6’. O principal objetivo é aumentar a segurança no uso e armazenamento de explosivos por mineradoras e pedreiras e assim combater o uso indevido.

A operação está sendo realizada em todo o Brasil e vai durar quatro dias no Maranhão. 30 empresas são alvo da fiscalização no primeiro momento, entre mineradoras e pedreiras que trabalham diretamente com explosivos e ainda indústrias de produtos químicos.

“Nessa operação vamos verificar se todas as normas de segurança e documentação estão sendo seguidas à risca. Na parte da segurança, tanto a segurança para evitar alguma explosão no local, quanto a segurança para evitar algum tipo de furto ou roubo desse material. E qualquer ocorrência a gente tem que ser comunicado imediatamente, todos os órgãos de segurança pública” afirmou o coronel Marcus Vinícius Soares, comandante de 24º BIS.

Uso dos explosivos

De acordo com a polícia, muitas vezes os explosivos vão parar nas mãos de criminosos e são usados para detonar caixas eletrônicos em assaltos a agências bancárias. No interior do Maranhão, só este ano 13 agências já foram alvo de explosões em arrombamentos no estado. O último ocorreu no dia 6 de setembro, quando bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil de São Luís Gonzaga.

Ainda de acordo com a polícia, as dinamites usadas pelos bandidos são roubadas de empresas que nem sempre tem o devido cuidado com o material. No município de Codó, os criminosos levaram de uma só vez mais de 500 kg de dinamite há quatro anos. Pelas contas da polícia, a quantidade de explosivo era suficiente para ações de assalto a banco durante um ano inteiro.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *