Pesquisa revela que 71% do eleitorado do MA não tem candidato ao Senado, diz Exata/JP

71% do eleitorado do MA não tem candidato ao Senado, diz Exata/JPAo menos 71% dos eleitores do Maranhão não tem candidato ao Senado para as eleições de outubro próximo, quando serão abertas duas vagas para a Câmara Alta. O percentual foi apontado em levantamento realizado pelo Exata, divulgado pelo Jornal Pequeno nesta quarta-feira 25.

De acordo com os números, dos nomes até agora dispostos à disputa, considerando a margem de erro de 3,5% para cima ou para baixo, há um embate técnico entre os pré-candidatos da chapa encabeçada pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que concorre pela quinta vez ao Palácio dos Leões.

Segundo o Exata/JP, Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) pontuaram com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente.

O mesmo acirramento também foi apontado em relação aos deputados Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS), nomes ao Senado pela chapa de Flávio Dino (PCdoB), que concorre à reeleição — apontado como líder absoluto e reeleito no primeiro turno, segundo a mesma pesquisa. No levantamento, eles cravaram 20%, cada um.

A Exata/JP aponta ainda em terceiro lugar o ex-governador do Maranhão e atual deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB), com 16%. Ele é seguido pelos também tucanos Waldir Maranhão, com 11%; e Alexandre Almeida, com 9%. Nos últimos lugares apareceram os pré-candidatos do PSTU, Preta Lu, com 4%; e Saulo Arcangeli, com 2%.

Brancos, nulos e indecisos somaram o universo formado por 71% que, até o momento, demostraram não ter simpatia pelos nomes pré-apresentados na corrida ao Senado.

Como são dois votos para o Senado, o total dá 200%, diferentemente da soma das intenções de voto para os demais cargos.

Em votos válidos — quando se excluem os brancos, nulos e indecisos —, Lobão tem 19%; Sarney, 18%; Eliziane, 15%; Weverton, 15%; Zé Reinaldo, 12%; Waldir Maranhão, 9%; Alexandre Almeida, 7%; Preta Lú, 3%; e Saulo, 2%.

Neste caso, a soma dá 100% porque são computados somente os votos válidos.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06768/2018, a pesquisa Exata/JP afirma ter ouvido 1.404 eleitores de todas as regiões do Maranhão, entre os dias 15 e 20 deste mês. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

Fonte: Atual7

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *