PF do PI prende vereador e funcionária do INSS em operação contra crimes previdenciários

Polícia Federal em Parnaíba cumpre mandados na Operação Biditos.

Um funcionário público, um vereador e um empresário de Piripiri (PI) além de uma funcionária do INSS de Parnaíba (PI) foram presos nesta terça-feira (8) pela Polícia Federal do Piauí na Operação Biditos. Ao todo são 19 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão nas cidades de Parnaíba (PI)Cocal (PI)Brasileira (PI)Barras (PI)Piripiri (PI)Tianguá (CE), Tutóia (MA) e Paraíso do Tocantins (TO). A PF ainda não divulgou o total de presos.

Dentre os mandados de prisão, são 10 de prisões preventivas e nove temporárias. A PF diz que a operação visa combater crimes previdenciários que somaram prejuízo de mais de R$ 27 milhões ao INSS.

Com membros da quadrilha, PF do Piauí apreendeu dezenas de cartões.

A quadrilha agia, segundo a polícia, falsificando documentos como carteiras de identidade e certidão de nascimento para “criar” pessoas idosas e com deficiência no intuito de receber de forma fraudulenta benefícios do INSS. Foram apreendidas dezenas de cartões para saque dos benefícios e armas de fogo.

Os presos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato qualificado, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Policiais Federais apreenderam armas de fogo e munições.

Pelo menos 320 benefícios foram suspensos após as investigações, que começaram há oito meses. A PF estima que o prejuízo futuro com a ação criminosa poderia somar mais R$ 19 milhões.

Com o nome de Operação Biditos, a PF informou que o termo faz referência à forma como os criminosos se referiam a “cartões”, porque alguns dos integrantes do grupo criminoso se dizem ciganos.

Há 145 policiais federais envolvidos na operação, que foi deflagrada com o apoio da Gerência Executiva do INSS no Piauí e de policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.

Fonte : G1MA

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *