Projeto Literário “Caravana – passeios pela História e Cultura do Maranhão” chega em Turiaçu

Complexo Educacional Ieda Viana Ribeiro receberá o evento nessa quarta (10.10)

O escritor maranhense Wilson Marques com a caixa de 6 livros do projeto literário “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão” que chega a Turiaçu nessa quarta (10.10).

Com 20 anos de trajetória como autor, o caxiense Wilson Marques tinha um antigo sonho: Democratizar o acesso a suas obras entre crianças maranhenses das cidades mais longínquas, e sem oferta de eventos culturais que estimulassem a formação de leitores em seu próprio estado.

“Esse era um desejo meu era antigo e somente com o advento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e graças ao patrocínio da Cemar, pudemos realizar o projeto que chega agora a sua terceira edição e cada vez melhor, pois é incrível a resposta imediata das crianças impactadas pela Caravana”, revela o autor.

Esse ano, o projeto “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão” está visitando 14 cidades maranhenses: Guimarães, Palmeirândia, Pinheiro, Turiaçu, Imperatriz, Buriticupu, Viana, Peritoró, Codó, Colinas, Passagem Franca e Itapecuru, além de São Luís e São José de Ribamar. Na bagagem levará o mais novo Box do projeto “Caravana” contendo 6 Livros seus que contam de forma didática e divertida aventuras sobre temas como as revoltas da Balaiada e Beckman, além da Fundação de São Luís; e aspectos da rica cultura maranhense, como a lenda da Serpente Encantada, o São João e o patrimônio arquitetônico colonial da capital maranhense. Inspiradas nas lendas, história e tradições do Maranhão, esses livros reúnem as aventuras de Touchê, personagem que ensina coisas interessantes sobre a cultura da região, mas sempre de forma leve e instigante.

Os livros são acondicionados em uma caixa / Box, contendo seis títulos:  “Touchê, uma Aventura pela Cidade dos Azulejos”; “Touchê: uma Aventura em Noite de São João “; “Balaiada, a Revolta” ; “Touchê e a Rafa em a Revolta de Beckman”; “Touchê e Rafa em A Invasão Francesa e a Fundação de São Luís” e “Touchê e o Segredo da Serpente Encantada; que são doados ás escolas visitadas em cada cidade.

O autor entre atores do Grupo Xama Teatro que se apresenta na Caravana quando visita as escolas e a representante da Cemar Jeane Pires, que patrocina o projeto.

A programação da Caravana realizada nas escolas públicas contempla encontro e bate papo com o autor, contação de estórias, teatralização de temas com o Grupo Xama Teatro e distribuição gratuita de livros. Em Turiaçu o encontro com alunos será às 10H no Complexo Educacional Ieda Viana Ribeiro nessa quarta (10.10). Para o autor, cada nova edição de projeto é emocionante, e um rica troca cultural entre as crianças contempladas.

CONFIRA AS DATAS E CIDADES DA CARAVANA LITERÁRIA:

09/10 – Pinheiro / Instituto Educacional de Pinheiro

10/10 – Turiaçu / Complexo Educacional Ieda Viana Ribeiro

11/10 – Guimarães / Escola João Henrique Belo

16 / 10 – Imperatriz

17/ 10 – Buriticupu

22 / 10 – Viana

23 / 10 – Peritoró

24 / 10 – Codó

25 / 10 – Colinas

26 / 10 – Passagem Franca

27 / 10 – São José de Ribamar

28 / 10 – São Luís

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *