ProUni abre inscrições para 14.602 bolsas de estudo no Maranhão

Página de acesso do Prouni 2019 — Foto: MEC/DivulgaçãoPara o Maranhão, 14.602 bolsas de estudo estão disponíveis para estudantes que desejam ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições começam nesta quinta-feira (31) e acabam às 23h59 do dia 3 de fevereiro, seguindo o horário oficial de Brasília.

Segundo o Ministério da Educação, são 2.138 bolsas integrais e 12.464 parciais ofertadas para o Maranhão. Em todo o país, 243.888 bolsas são oferecidas sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, em 1.239 instituições privadas de educação superior. Cada aluno pode consultarpela página do ProUni as bolsas disponíveis e as instituições participantes do seletivo no primeiro semestre de 2019.

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni estudantes brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem 2018, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, segundo o MEC, os estudantes devem satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições para participar do programa:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola
  • Ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

Fonte: G1MA

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *