Transbordamento de riachos causa desmoronamento de casas em Imperatriz

A chuva intensa provocou o transbordamento de vários riachos que cortam os bairros da periferia de Imperatriz, a 626 Km de São Luís. Por conta disso, em alguns locais os moradores estão sendo retirados de suas casas porque elas correm o risco de desabar.

Como foi o caso da residência do operador de carregadeira José Alves onde as paredes de sua residência caíram após o transbordamento do Riacho do Cacau. Ele diz que apesar de ter feito uma obra para aumentar o nível da casa ainda assim não foi suficiente para que o acidente acontecesse. “Aqui mais ou menos quatro a cinco metros a gente fez um baldando de dois metros e meio para nivelar. Mas aí de tanta água de chuva, de cano que quebra foi e não aguentou”.

As famílias que moram nas proximidades do Riacho do Cacau estão tensas desde o último final de semana. A dona de casa Nalva Oliveira teme que a sua casa caia caso o rio transborde. “Desde sábado a gente está desesperado porque a água do Cacau ela veio até aqui perto da parede da vizinha ali e aí toda hora eu abria a porta porque a minha casa é frágil”.

Ainda há risco de desmoronamento na região por conta da erosão. Muitas casas tem os quintais bem próximos do leito do Riacho Cacau e há previsão de mais chuva para os próximos dias em Imperatriz.

Equipes da Defesa Civil estiveram no local para avaliar os riscos e dar suporte as famílias. O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, pontua que o órgão irá realizar um levantamento das áreas afetadas a fim de dar suporte as famílias. “A nossa intenção aqui é fazer um levantamento e logo após finalizar com um laudo, e vê o que a Prefeitura pode fazer em relação a essas casas porque não é só uma. Se não me engano são três casas que estão mais ou menos assim”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *