A ANEEL solicitou esclarecimentos à EDP Transmissão sobre o acidente ocorrido nesta sexta-feira (8/1) em uma obra da empresa que causou o desligamento de uma linha de transmissão da Eletronorte que atende São Luís, capital do Maranhão.
O desligamento foi provocado pelo desprendimento de um cabo da linha de transmissão em construção pela EDP, que cruza a linha em operação da Eletronorte.
O acidente levou ao desligamento de circuitos da Eletronorte, causando o blecaute que atingiu praticamente toda a capital maranhense por volta das 8h30 de hoje.
Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por volta das 12h30, 100% do fornecimento à cidade já estava normalizado.
Importante destacar que o blecaute não tem qualquer motivo estrutural, tratando-se de um acidente em uma obra que tem, justamente, o objetivo de melhorar o atendimento em São Luís.
A ANEEL já havia alertado a EDP e o ONS em dezembro , por meio da atuação de sua equipe de fiscalização, sobre os riscos associados ao cruzamento de linhas, ainda que a medida possa vir a ser necessária.
A ANEEL já vem também debatendo com o ONS e empresas medidas para minimizar riscos ao sistema quando o cruzamento de linhas se mostra necessário.
No ofício encaminhado hoje à EDP, a ANEEL cobra ações mitigatórias para evitar novos acidentes. A Agência fará fiscalização específica para apurar o evento desta sexta-feira.