Professores da Rede Municipal de Ensino de Carutapera estiveram na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do município, nesta terça-feira, 19 de fevereiro de 2019. O objetivo era acompanhar a tramitação do projeto de lei enviado pelo Prefeito Municipal de Carutapera ao Poder Legislativo que trata do reajuste salarial da categoria para o ano de 2019.
Os professores demonstram total insatisfação com essa decisão porque o sindicato da categoria SINTEP/CARU, havia enviado um ofício à prefeitura solicitando que houvesse discussão entre representantes dos professores e representantes da prefeitura para se chegar há um percentual justo para a classe. Porém, a prefeitura não se manifestou e nem atendeu a solicitação do sindicato e enviou, sem qualquer discussão com a categoria, o projeto ao legislativo onde concede apenas 4,17% de reajuste para os professores em 2019.
Durante a Sessão da Câmara, o presidente e o vice-presidente do sindicato se pronunciaram pedindo que a Mesa Diretora do Poder Legislativo e os demais vereadores pudessem viabilizar um diálogo com representante da prefeitura, para que se evitasse os mesmos problemas que já tiveram no passado. Pois, o município de Carutapera tem um histórico de greves, manifestações e denúncias de corrupção na administração municipal que tem provocado fortes “conflitos” entre professores e prefeitura. Isto porque a categoria demonstra mais uma vez vontade de lutar por melhor valorização do seu trabalho, disseram os representantes do sindicato.
Foram ainda citados pelos dirigentes do sindicato, os valores e os percentuais de aumento dos recursos do FUNDEB para o município de Carutapera durante os anos de 2017, 2018 e a previsão para 2019, como forma de levar ao conhecimento dos senhores vereadores a necessidade de discussão do projeto e a possibilidade de um reajuste bem maior já que os dados servem como referência para a concessão do percentual de aumento. Disseram ainda, que mais de uma centena de professores não receberam as gratificações conforme estabelece o plano de cargos e carreira da categoria desde 2017, embora o município tenha recebido recursos suficientes para que o pagamento fosse efetuado.
Os professores que lotaram a Galeria da câmara aplaudiram os discursos dos defensores da classe e demonstraram muito interesse e disposição para futuras reivindicações que visammelhorar as condições de trabalho de todos.
O blog aguardará mais informações e acompanhará o desenrolar dessa situação que certamente terá ainda muitos capítulos para ser contado.