Por determinação do juiz federal Clodomir Reis, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), foram deferidas liminares para a retirada do ar de fakes news do Facebook que foram criados com a única finalidade de desconstruir a imagem da pré-candidata ao Governo do Estado, Roseana Sarney. Quem são eles? Quem os sustenta? Quais penalidades sofrerão?
Cansada de apanhar de manhã, de tarde e nas madrugadas, a ex-governadora Roseana Sarney, através de suas advogadas Anna Graziaella Neiva e Mariana Heluy, protocolou cinco ações, sendo todas deferidas pelo juiz federal, que determinou a retirada do ar das contas dos bandidos virtuais.
O juiz pediu ainda informações da empresa sobre a identidade de cada responsável pela fake. Seria bom que a sociedade soubesse quem são os criminosos, que os contrata e quanto estão recebendo. Se o dinheiro for público, que seja denunciado o contratante, que acaba sendo o principal responsável pelo crime.
Os perfis, no entendimento do magistrado, extrapolam os limites da liberdade de expressão e, por isso, determinou ao Facebook a retirada do ar.
Fonte: Luis Cardoso