Uma idosa identificada como Benedita Rodrigues, de 71 anos, morreu há dois meses após ser atingida por um maqueiro no hospital Socorrão I, em São Luís.
A filha dela, Maria Telma Rodrigues, conta que havia acabado de visitar a mãe no hospital e algumas horas depois recebeu um telefonema que falava sobre o acidente. “Em casa eu recebi a notícia de que ela havia levado uma queda. Até então eu achava que não era grave, mas depois que eu cheguei lá e achei minha mãe respirando através de aparelho foi que eu percebi que era tão grave quanto eu imaginava”, explicou.
Depois do ocorrido, a família reuniu documentos e fez um boletim de ocorrência na Delegacia do Idoso. Através da denúncia, conseguiram um vídeo gravado pelas câmeras de segurança que mostra como tudo aconteceu.
Na gravação a idosa é vista caminhando no corredor após ser atendida por um médico e em questão de segundos, ao se levantar para ir ao banheiro, ela foi atingida por um maqueiro que estava levando outro paciente. Com o impacto, Benedita caiu no chão, bateu a cabeça, teve traumatismo craniano e sangramento no cérebro que acabou resultando na morte.
A dona de casa e também filha de Benedita, Maria Tereza, afirma ter visto como tudo ocorreu. “O maqueiro estava trazendo uma maca baixa, ele deixou a maca para pegá-la pela frente. Quando ele foi passar pela minha frente, eu pedi para ele parar duas vezes, ele não obedeceu e seguiu em frente. Foi aí que ele bateu com o ombro dele no ombro da minha mãe e ela caiu”, relembrou.
A Promotoria do Idoso iniciou a solicitação da abertura de processos na Justiça. O maqueiro deve responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Depois, o hospital deve pagar uma indenização a família da idosa pelo ocorrido.
Em uma das ações judiciais movidas pela Promotoria do Idoso, o município de São Luís vai ter que explicar o motivo de ter idosos internados nos corredores do Socorrão I e encontrar uma solução para o problema.
O promotor do idoso, Augusto Cutrim explica que foi feita uma ação para mudar a situação dos idosos nos hospitais. “Já existe uma ação pela Promotoria da Saúde de não permanecer ninguém, em especial os idosos, nos corredores do Socorrão I e II. Além de ser uma indignidade, essa foi uma das causas desse acidente”, afirmou.
A Secretaria de Saúde de São Luís informou que instaurou uma comissão interna para investigar o ocorrido. Informou ainda que, em relação a qualquer processo que venha a ser aberto pela Promotoria do Idoso, a prefeitura vai se manifestar após receber comunicação oficial da Justiça.
Fonte: G1MA