Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Carutapera realizada no último dia 26 de fevereiro de 2019 (terça-feira), o presidente da casa legislativa, vereador Renato Filho (PR), colocou em votação o projeto de lei que tratava do reajuste salarial dos servidores do município, especialmente dos professores. O que causou muita indignação na classe de educadores, é o prefeito André Dourado (PR), nunca atendeu o pedido do sindicato que representa a classe (SINTEP-CARU), que reiteradas vezes tentou sem êxito, reunir-se com os representantes do Executivo Municipal afim de negociar um percentual decente que atendesse aos interesses da categoria, dessa forma decepcionando muitos que nele votaram esperando a valorização devida, amplamente divulgada na campanha eleitoral.
A sessão muito tumultuada, contou com a presença de inúmeros professores e servidores do município que se faziam presentes na galeria da Câmara.
O projeto de lei, como era de se esperar, foi aprovado pela maioria dos parlamentares, que são aliados de primeira hora do gestor municipal, assim tudo foi aprovado da forma que o prefeito queria, pelos seguintes vereadores: Pedro Reis, Pipirão, Jeovane Maia, Lúcio, Petrônio Mesquita e Geremias Guerra. Votando contra a imoralidade proposta pelo prefeito e a favor dos professores, apenas os vereadores Lauro M Silva e Zé Carlos Diniz.
A aprovação do projeto que reajusta o salário dos professores, causou grande descontentamento e indignação dos professores que estavam presentes.
Enfatizando que, conforme acima citado, os representantes da categoria não tiveram qualquer discussão com a prefeitura sobre o percentual que seria concedido, apesar do sindicato solicitar reunião para essa discussão.
Segundo o sindicato da categoria, haverá Assembleia para definir qual será o posicionamento da classe diante desse fato que foi classificado pelos professores como lamentável. Mas, tudo indica que, dependendo da vontade dos professores, o município de Carutapera enfrentará mais um ano de problemas entre prefeitura e servidores da educação do município. Os professores ainda reclamam da falta de pagamento das gratificações que o prefeito André Dourado não concedeu, apesar de estar garantido em lei esse benefício para a categoria.
O Blog vai acompanhar de perto todos os detalhes dessa situação e informar a no momento certo passo a passo do que vier a acontecer.