Para discutir o tema principal “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação do SUS”. o município de Godofredo Viana realizou ontem segunda-feira (08/04), a IX Conferência Municipal de Saúde. Durante o evento foram traçadas e votadas novas propostas ao plano municipal de saúde.
A IX conferência antecede a etapa estadual e nacional, caracterizando-se como um processo de ampla participação social. A secretária destaca que a conferência visa mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito de todos e de todas.
O conferenciador Ony Jonison falou sobre o financiamento adequado e suficiente do SUS: Citou que o financiamento da saúde pública no Brasil é precária. Antes do SUS, o financiamento praticamente se restringe as contribuições dos trabalhadores organizados,e que apesar de estar previsto em lei, tanto na constituição federal como na lei orgânica da saúde que prevêem fontes de financiamento.
O secretário de saúde Emanuel Coimbra, conclamou os conferencistas a participarem ativamente das decisões de sua pasta, apresentando um consolidado das ações desenvolvidas por sua secretaria até o momento. Ressaltando a importância do controle social para o desenvolvimento das ações e serviços de saúde nos moldes democráticos, em observância aos princípios do SUS – participação social, integralidade, acesso e equidade, afirmou que “as conferências são fóruns de ampla discussão das ações e serviços de saúde para a sustentabilidade dos planos municipais que devem estabelecer a vontade e a necessidade da população em relação ao atendimento que vem sendo prestado pela Secretaria. É baseado nesse elenco de propostas que o município planeja as ações de saúde de maior relevância para os usuários do SUS, por isto a participação de todos é fundamental”, concluiu.
Já o conferencista Gessiel Neres falou sobre o modelo de gestão fundamental para efetivação do SUS: Citou os aspectos políticos, econômicos e sociais influenciam o modelo de gestão a ser adotado, que não restringe apenas aos aspectos conceituais metodológicos e instrumentais da gestão,falou ainda que a gestão é um processo técnico, político e social de produzir resultados.
A conferência trata-se de um momento de reflexão e de construção coletiva dos rumos que se pretende para o SUS no espaço municipal, democrático de construção da política de saúde e conta com a representação de vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde em Godofredo Viana, portanto, é o local onde a comunidade pode se manifestar e planejar os rumos da saúde municipal em consonância com a gestão.