Uma confusão generalizada foi registrada na noite de domingo (1º) na praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Segundo a polícia, o motivo da briga não foi descoberto e um rapaz identificado como Mateus Alves de Moraes foi baleado.
Com a chegada da guarnição da polícia no local, cerca de 25 pessoas avançaram em um policial militar, que efetuou dois disparos para cima e um disparo para o chão como advertência. Durante a ação, os badernistas avançaram para tomar o armamento do PM, mas não tiveram êxito.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, se manifestou por meio de redes sociais afirmando que não aceitará nenhum tipo de baderna. “Lamentáveis as imagens que circulam de atos de vandalismo no Centro Histórico neste fim de semana. Esse não é o tipo de reocupação que incentivamos e não vamos permitir baderna, violência e a depredação do patrimônio que temos nos empenhado tanto para revitalizar”, afirmou o prefeito.
Após os disparos, a confusão foi cessada. O policial prestou os primeiros socorros e Mateus Alves de Moraes foi encaminhado para o Hospital de Urgência e Emergência Dr.Clementino Moura (Socorrão II).