Uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão, em 14 de novembro, requereu, em caráter liminar, que o Município de Matões promova a imediata interdição e reforma do Ginásio de Esportes Avelar Desidério, situado na Rua Mundico, no Centro de Matões.
Foram solicitadas também a proibição da entrada de pessoas e a realização de qualquer atividade no local devido à precariedade da estrutura do prédio. Assina a ACP a promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.
ENTENDA O CASO
Com base em um ofício encaminhado pelo Conselho Comunitário pela Paz, foi verificado que o Ginásio de Esportes Avelar Desidério encontra-se em estado de total abandono, sendo local de ponto de consumo de drogas e de vandalismo.
Em vistoria, realizada pela Promotoria de Justiça de Matões, também foi constatado que o estabelecimento esportivo não tem controle de acesso: o portão fica permanentemente aberto e parte do muro dos fundos desabou.
Embora a própria Prefeitura de Matões tenha reconhecido a situação de fragilidade e insegurança do Centro Poliesportivo, defendendo a interdição do prédio, o Município não tomou qualquer medida para resolver o problema.