O Maranhão deve receber até amanhã, segundo previsão do Ministério da Saúde, mais 184 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Pela primeira vez em semanas, o novo lote conterá imunizastes de mais de uma marca.
De acordo com o 25º informe técnico da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, órgão vinculado a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, a 27ª pauta de distribuição incluirá 42,1 mil doses da vacina Janssen, da Johnson & Johnson; 63,1 mil doses da Comirnaty, da Pfizer; e 81 mil da CoronaVac, da Sinovac/Butantan.
No total, até sexta-feira, mais de 7 milhões de doses de vacinas Covid-19 serão distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, devem ser atendidos prioritariamente com essas doses profissionais do ensino superior e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso de passageiros.
No caso do Maranhão, como esses dois públicos já foram atendidos, os imunizastes devem reforçar o avanço da aplicação de primeiras doses.
Em São Luís, devem garantir a segunda chamada para retardatários, que foi suspensa na quarta-feira, 23, justamente por falta de doses.
Interior
A entrega dos imunizastes da Johnson & Johnson também deve garantir novo ritmo à vacinação no interior do Maranhão, já que a maioria das doses será destinada a municípios do continente.
Foi o que ficou decidido pelos secretários municipais de saúde do Maranhão, no dia 11 de junho, em reunião da qual também participou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De O Estado