A Coordenação de Educação para a Igualdade Racial (CEIRI/URE) Imperatriz realizou, no auditório da UEMASUL, a culminância do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação e Relações Raciais. O evento tem como objetivo promover a valorização da diversidade e a equidade étnico-racial e combater o racismo, além de outras formas de discriminação nas escolas. A cerimônia contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. A ação teve a parceria da ONG Ação Educativa.
Felipe Camarão demonstrou apoio e reconhecimento ao projeto e destacou sua importância para ajudar a superar toda forma de discriminação. “O sucesso dessa iniciativa representa um avanço significativo na luta contra o racismo e na construção de uma sociedade mais justa e respeitosa com todas as pessoas, independentemente de sua origem étnico-racial”, destacou.
Para a Gestora Regional de Educação, Profa. Dra. Orleane Santana é importante destacar que a CEIRI/URE Imperatriz possui uma cultura de cooperação. “Essa sinergia permite que grandes demandas sejam atendidas de forma eficiente, fortalecendo ainda mais o trabalho realizado pela igualdade e inclusão nas escolas. Com a execução desse projeto, a Lei 10.639, que valoriza a diversidade e a equidade étnico-racial, adentrou de forma efetiva nos ambientes escolares da URE Imperatriz, contribuindo para a superação do racismo e de todas as formas de discriminação”, informou.
Um dos principais destaques do projeto foi a criação de dois produtos significativos: o mapa virtual da presença negra e indígena em Imperatriz e um E-book que compartilha as experiências dos Indiques nas escolas. Essas iniciativas visam promover uma educação mais inclusiva, abordando a diversidade étnico-racial de forma efetiva e empoderando os estudantes.
“O Projeto é uma iniciativa de extrema relevância para a promoção da equidade étnico-racial nas escolas. Como socióloga e integrante da Coordenação Executiva do Ação Educativa, fico extremamente satisfeita em ver os resultados alcançados por essa parceria com a URE Imperatriz”, ressaltou a representante da ONG Ação Educativa, professora e socióloga, Ednéia Gonçalves.
A Profa. Msc. Eró Cunha, responsável pela coordenação do projeto, é reconhecida por seu trabalho na área das relações raciais na escola. Sua dedicação e empenho são fundamentais para o sucesso e impacto positivo do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação e Relações Raciais.
“Ao dar voz aos Indiques, promove-se uma educação mais empática e consciente, na qual todos os estudantes se sintam representados e valorizados”, ponderou a Profa. Eró Cunha.