A Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF-MA) inicia hoje uma operação de reforço na fiscalização devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil -, prolongado com o fim de semana. A ação se estenderá até domingo, 14.
De acordo com o órgão, a iniciativa evitar acidentes de trânsito, assim como garantir fluidez do tráfego e aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais. “Vamos intensificar a fiscalização, porém, é previsto que o fluxo de veículos não seja tão expressivo, já que esse feriado colou com as eleições, quando muita gente viajou, para votar em outras cidades. A operação será durante quatro dias: quinta, sexta, sábado e até o final do domingo”, informou Antônio Noberto, assessor de Comunicação da PRF/MA.
Geralmente essas operações priorizam ações preventivas para redução da violência no trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens proibidas e as atitudes de motociclistas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Origem da data
O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.Devido a importância que esta santa possui no país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a Ela no estado de São Paulo.
O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, em 1980, consagrou a igreja como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.
Por sua vez, o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Guaratinguetá.
Fonte: Imirante