Uma operação da Polícia Militar nesta sexta-feira (26) para desbloquear a MA-006 acabou em confusão na cidade de Formosa da Serra Negra, na região central do Maranhão. Imagens gravadas pelos manifestantes mostram a ação dos policiais, que foram de Grajaú até a cidade.
Os policiais militares disparam tiros com balas de borracha e usaram bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. Pelo menos seis pessoas teriam ficado feridas durante a ação.
Os líderes da manifestação alegam que já estavam conversando com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, que teria se comprometido a apesentar uma proposta para a recuperação da rodovia até o próximo dia 31, mas acabaram sendo surpreendidos pela ação policial.
Os manifestantes interditavam a rodovia desde a madrugada de quarta-feira (24) para cobrar a recuperação de um trecho de 86 km entre Formosa da Serra Negra e Grajaú, que é usado para o escoamento da produção agropecuária da região central do estado.
A MA-006 tem 555 km de extensão e está em péssimas condições. Na última pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes foi considerada a terceira pior do país e recebeu conceito péssimo em todos os itens avaliados.
A Secretaria de Segurança Pública disse que, em decorrência da interdição da MA-006 por três dias, impedindo o direito do cidadão de ir e vir e a passagem de veículos que transportavam urnas eletrônicas, foi necessária a intervenção para garantir a fluidez ao tráfego e a lisura das eleições.
A Secretaria disse ainda que foi utilizado o uso progressivo da força na ação, com o objetivo de restabelecer a normalidade do uso do bem público, e que representantes do governo tentaram antes dialogar com os manifestantes. Por fim, a SSP informou que os trabalhos de recuperação da pista no trecho entre Grajaú e Formosa da serra negra serão iniciados na próxima semana.
Fonte: G1MA