As Unidades Básicas Saúde da Família de Castelo e Trizidela, localizadas na zona rural de Monção estão funcionando em casas alugadas em precário estado, constatou o Departamento Nacional de Auditoria do Denasus.
Os auditores fiscalizaram as unidades de saúde no mês de setembro de 2017 e identificaram uma série de irregularidades.
Segundo do relatório, foi verificado que os postos de saúde estão funcionando em edificações pequenas, não apropriadas, com espaços disponíveis que não proporcionam nenhum conforto à equipe e aos pacientes.
A Prefeitura de Monção foi qualificado para receber recursos do Programa de Requalificação de UBS para construção/ampliação das citadas unidades de saúde, mas as obras estão inacabadas. A equipe de auditores flagrou uma família de desabrigados morando na edificação da UBSF de Trizidela. No local, havia uma placa “VENDE-SE GASOLINA”.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu recursos para construção/ampliação da Unidade Básica Saúde da Família de Barradas localizada na zona rural, que também está com as obras inacabadas, A unidade estava funcionando na ocasião da auditoria na Unidade Básica de Saúde Mata Boi que é uma micro área.
Nas UBSF de Barradas, Castelo e Trizidela não foi identificado placa da obra, de forma a evidenciar o início e previsão do término.
Fonte: Neto Ferreira