Mães, pais, filhos, avós, tios, famílias inteiras participaram na manhã desse ultimo domingo (21) do Círio de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Godofredo Viana. Muitas demonstrações de fé e devoção à mãe de Jesus forma realizadas pelos fiés.
Uma das tradições mais antigas e conhecidas desta devoção religiosa adotada até hoje por várias pessoas é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré.
De certa forma o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é hoje um grande momento festivo na vida do povo de Godofredo Viana, onde leva milhares de fieis nas ruas da cidade, é entendida, como uma das manifestações mais significativas das expressões de Festa religiosa e pela qual se propõe fazer uma leitura da sociedade e da cultura. O Círio é uma festa que reúne dois grandes aspectos do sistema ritual brasileiro. Por ser um evento religioso que festeja uma santa padroeira, relaciona-se ao sagrado, às comemorações da ordem e da hierarquia sacralizada e, a mesma permite uma intensa gama de informalidade festiva, de confraternização, solidariedade e paz para o povo do lugar e os romeiros vindos de várias cidades do Maranhão e do Pará.
Paraenses prestigiam festa local
Tradicional de Belém do Pará há mais de dois séculos,o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo.Por isso, em Godofredo Viana,a festa atrai centenas de Paraenses que aproveitam o período para visitar familiares e amigos.
Em Godofredo Viana a festa do Círio é realizada desde 1976 de acordo com a história do Círio em Godofredo Viana. São ao todo nove dias de peregrinações e visitas em todas as comunidades, incluindo as praias.
Neste período é muito comum reencontrar conterrâneos que por algum motivo hoje moram na capital Paraense.
A festa religiosa concluiu com grande leilão no Salão Paroquial.