Um professor identificado como Janilson Oliveira Andrade foi preso em São Domingos do Maranhão, distante 400 km de São Luís, por suspeita de traficar drogas usando uma escola de reforço como ‘fachada’. A operação deflagrada pela Polícia Civil foi batizada de “Escola do Mal”.
Além do professor, outras oito pessoas foram presas na operação, que contou com o apoio de Guardas Municipais de São Domingos e Presidente Dutra. A operação foi comandada pela 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra, responsável pelo município em questão.
“Várias denúncias chegaram pra gente de usuários e também de pessoas da cidade mesmo sobre o tráfico praticado por esse professor. Além disso, tiveram prisões em flagrante no mês de agosto e que as pessoas detidas falavam que compraram a droga do professor”, disse o delegado da cidade Otávio Chaves.
O professor Janilson Andrade oferecia reforço nas matérias de matemática, física e química. No momento da operação na casa do professor, um maior de idade apareceu no local dizendo que era aluno. Estava ali pra assistir aulas de matemática. O homem também foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
“Tudo está ligado ao tráfico. Os roubos que acontecem aqui, os homicídios, os furtos. Para sustentar o vício, os viciados cometem os delitos”, contou o delegado.
Segundo a polícia, outro caso recente na cidade que chamou atenção foi de um viciado que levou a moto do próprio pai a um traficante, que lhe cobrava mais de R$ 1 mil. O criminoso disse que só devolveria o veículo caso o dinheiro fosse pago pela família. “Ou seja, estávamos diante não só do tráfico, mas também do crime de extorsão”, concluiu o delegado Otávio Chaves.