TRE-MA realiza discussão sobre o que é permitido durante a propaganda eleitoral

TRE-MA promoveu um encontro com a imprensa nesta quarta-feira (1º)

O Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão promoveu nesta quarta-feira um encontro com jornalistas e assessores de imprensa para discutir o que não é permitido na propaganda eleitoral e no uso da internet pelos candidatos durante as eleições 2018.

As regras começam a valer a partir do dia 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral em todo o país. Entre um dos desafios para este ano é o combate às notícias falsas, no qual a imprensa é convocada para participar.

“O principal objetivo é esse. É atraí-los e manter esse permanente contato com a imprensa porque são responsáveis pela divulgação e orientação que o eleitor deve receber para que possa exercer livremente a sua cidadania votando livremente, com consciência e sem coação”, declarou o desembargador Ricardo Duailibe.

Segundo o juiz Alexandre Abreu, é de extrema importância trabalhar para que as eleições sejam limpas e sem abusos por parte dos candidatos.

Encontro promovido pelo TRE tratou de ações a serem realizadas nas eleições deste ano, como o combate às fake news.

“A sociedade precisa saber o que pensa e o que propõe os seus candidatos. O que nós estamos de olho é a prática abusiva que extrapola esses limites, o equílibrio da disputa eleitoral ou que visem afetar a disputa com ataques ou valorizações indevidas”, afirmou o juiz Alexandre Abreu.

Perfil do eleitorado no MA

No encontro também foram divulgados dados sobre o perfil dos eleitores. Neste ano, 4.537.237 pessoas estão aptas a votar no Maranhão, sendo 3.380.833 com biometria e 1.156.404 sem biometria. Do total de eleitores 52% são mulheres e 48% homens.

Em relação a escolaridade, a maioria dos eleitores não terminou o ensino fundamental. São 1.090.454 pessoas nessa situação, representando 24.03% do eleitorado geral. Dos que possuem ensino superior completo, o número representa apenas 5,1%.

Fonte: G1MA

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *