Mais um escândalo toma conta da prefeitura municipal de Turiaçu-MA. Desta vez, o Blog apurou que a presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), identificada como Helda de Jesus Sousa, é filha de uma empresária local que, em 2017, teve os bens bloqueados pela Justiça em R$ 1,2 milhões por envolvimento num esquema de desvio de dinheiro público instalado no município.
Na época, segundo o Ministério Público do Maranhão (MPE), o esquema envolvia seis empresas fantasmas e desviou cerca de R$ 15 milhões somente em 2016. (REVEJA).
A empresa citada no esquema é a Maria Léda de Jesus Souza – ME, cujo nome fantasia é CAITEUARA EMPREENDIMENTOS. Pelo nome empresarial da firma por exemplo, é possível confirmar, através dos sobrenomes, a estreita relação familiar entre a chefe da CPL e a empresária Maria Léda, popularmente conhecida como ‘Dona Léda’.
De acordo com consulta realizada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal, o empreendimento é voltado ao Comércio varejista de artigos de papelaria.
Após a série de escândalos envolvendo a empresa, mãe e filha passaram criar métodos para burlar a justiça, e continuar compactuando com a roubalheira desenfreada na administração do prefeito Umbelino Ribeiro.
Agora, segundo apurou o blog, a família Sousa vem operando com pelo menos outras duas empresas. Mas este, e outros assuntos, serão abortados nas próximas matérias..
Veja abaixo: