O Governo do Maranhão informou por meio de nota que 38 indianos hospedados em hotel da capital estão sendo monitorados.
“Segundo o Governo Federal, cumpriram [os indianos] os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RT-PCR para Covid-19“, diz a nota que inicia responsabilizando o controle e autorização de embarque e desembarque no país à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ao ser comunicado pela Prefeitura de São Luís sobre uma tripulação composta por 38 indianos, o Governo do Maranhão enviou equipe para realizar testes do tipo RT-PCR nos tripulantes, funcionários e hóspedes do referido hotel. A nota não informa, por motivos óbvios, qual hotel a tripulação está hospedada.
Ainda em nota, o Governo do Maranhão diz que vai editar um decreto adicional às normas do Governo Federal. “Em face deste fato, mesmo respeitando que no caso de portos e aeroportos a fiscalização é federal, o governador do Estado está editando Decreto com uma camada adicional de fiscalização, em complementação ao trabalho do Governo Federal. Com isso, todos os navios, portos e hotéis passam a ser obrigados a notificar à Vigilância Sanitária Estadual os casos de embarque, desembarque e hospedagem de tripulantes estrangeiros que podem, eventualmente, implicar na proliferação de novas variantes do coronavírus“, finaliza.