Em reunião realizada no final da tarde de ontem (29/01), com componentes da Guarda Civil Municipal, o prefeito Edésio Cavalcanti garantiu a volta imediata de todos os colaboradores para suas atividades no âmbito da Administração Pública Municipal.
O diálogo entre a categoria e o prefeito, era necessário para alinhar as ações, planos de trabalhos e recontratações dos agentes.
A Guarda Civil Municipal é uma instituição de enorme importância para a segurança e o bem-estar das comunidades. Visando proteger o patrimônio público e garantir a proteção dos cidadãos, os profissionais da GCM são pessoas-chave na manutenção da segurança, em apoio às atividades das polícias civil e militar.
A GCM realiza patrulhas pelas ruas, praças, parques e demais locais públicos da cidade para prevenir crimes e infrações. A pé, em viaturas e em outros veículos oficiais da instituição, os guardas podem percorrer alguns pontos específicos que já são conhecidos por trazer perigos.
Entre as atribuições do guarda-civil municipal está atender e solucionar ocorrências de menor complexidade como questões de perturbação do sossego, acidentes de trânsito, conflitos entre pessoas, entre outros que perturbem o ambiente, mas não configuram cenas de crimes.
Além de garantir a segurança, eles também exercem funções fiscalizatórias. São eles que conferem pontos de descumprimento de leis municipais, como o trânsito, o comércio nas ruas e barulhos em estabelecimentos.
Desta forma, a população turiense só tem a ganhar com a volta da atuação da guarda municipal no território do município de Turiaçu, conforme garantiu o prefeito Edésio Cavalcanti.