O Maranhão registrou o primeiro caso de morte por dengue neste ano de 2024. A informação consta no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que traz semanalmente os boletins epidemiológicos relacionados a arboviroses.
Segundo a SES, este paciente que veio a óbito por dengue era um morador de São Luís. Outras 10 mortes estão em investigação, ainda de acordo com o boletim, nas cidades de Arari, Bela Vista do Maranhão, Brejo, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro e São Luís.
Em todo o Estado, há 1.643 casos prováveis de dengue e 573 casos confirmados. Dos 217 municípios, 61 municípios têm casos confirmados e 129 têm casos prováveis da doença.
São Luís acumula 256 casos prováveis e 163 confirmados de dengue até a última semana. Os dados foram atualizados na manhã dessa segunda-feira (4).
Os dados de dengue e outras arboviroses apresentados neste informe referem-se ao período entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 a 09 de 2024, com comparações com o mesmo período de 2023.
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
O cuidado começa dentro de casa. Separe pelo menos 10 min para inspecionar sua residência e eliminar focos de água parada, pois é nela que o mosquito se reproduz.
A vacinação contra a dengue já está disponível em São Luís para crianças de 10 e 11 anos.
Do Imirante