Candidatos protestam contra processo de avaliação de concurso no MA

Candidatos protocolaram uma denúncia no Ministério Público e realizam uma manifestação na câmara para solicitar que os vereadores também fiscalizem o processo.  — Foto: Reprodução/ TV Mirante Cerca de 50 candidatos que foram eliminados durante concurso participam do protesto na Câmara Municipal. A manifestação é para chamar atenção dos vereadores no processo de eliminação dos candidatos do concurso da guarda municipal de Imperatriz, a 626 km de São Luís.

Segundo os candidatos, mais de seis mil pessoas se inscreveram no concurso da Guarda Municipal e no dia 26 de março, candidatos que não participaram ou passaram por alguma fase do processo de avaliação foram convocados para realizar o curso de formação.

A candidata eliminada, Marília Alencar, explica que o processo de avaliação foi feito diferente do estabelecido no edital. “Algumas pessoas que não fizeram exame médico e não participaram do exame psicológico foram convocadas para o curso de formação. Depois o edital foi retificado e o nome dessas pessoas foram retirados, só que uma das pessoas afirma que não fez essa etapa e passou. Ele disse que até se assustou quando o nome dele saiu na convocação do curso de formação. Mesmo depois de retificado o edital, ele abriu um direito para essa pessoa e tirou o nosso direito”, explicou.

De acordo com a candidata eliminada, Jaciane Araújo, a prefeitura divulgou em página oficial que a banca responsável pela avaliação do concurso público comunicaria individualmente cada candidato sobre o motivo do recurso não ter sido aceito, mas até o momento ninguém recebeu a justificativa.

“Nós queremos explicações por parte da banca, nós fizemos curso administrativo, porém foi apenas indeferido sem explicação e nós estamos querendo esclarecimento”, afirmou Jaciane.

Os candidatos protocolaram uma denúncia no Ministério Público do Maranhão (MP/MA) e realizam uma manifestação na câmara para solicitar que os vereadores também fiscalizem o processo.

O vereador Aurélio Gomes explica que buscarão esclarecimentos da Prefeitura para entender os motivos que os candidatos foram reprovados. “Os vereadores reforçarão as denúncias que já foram feitas por eles no Ministério Público. Vamos a São Luís para saber os esclarecimentos da prefeitura, nós queremos saber o motivo que eles foram reprovados”, finalizou.

Por meio de nota a Prefeitura disse que ainda não foi notificada sobre a denúncia ao Ministério Público. Disse também que a Fundação Sousândrade é a responsável pelo concurso e a Prefeitura, através de sua comissão fiscalizadora não encontrou nenhuma irregularidade nesse sentido, mas que é um direito daqueles que se sentirem prejudicados entrarem com seus devidos recursos.

Fonte: G1MA

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *