Empresa alvo da Policia Federal na Operação Deterrimus que tem como finalidade de combater grupo criminoso especializado em fraudes licitatórias, já realizou diversos contratos com a prefeitura de Cândido Mendes como consta no Diário Oficial do município.
A Othimu’s Comercio e Empreendimentos LTDA é investigada a partir de denúncia feita pelo Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que identificou suposta simulação e direcionamento em processo licitatório que visava a contratação de empresa para aquisição de material de limpeza e descartáveis, a fim de atender as secretarias do referido município, cujos contratos somados chegam ao montante de R$ 430 mil.
A PF identificou que o esquema envolvendo recursos públicos que usava pessoas como “laranjas” que atuam na estrutura criminosa.
Um dos sócios da empresa, Adson Manuel já foi candidato a prefeito do município de Turiaçu pelo PL, onde o mesmo foi derrotado pelo atual prefeito Edésio Cavalcanti.
Adson já responde por outros crimes envolvendo licitações, e no período político foi constatado que o mesmo possuía três CPFs.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Bacuri/MA e Cachoeira Grande/MA, com a participação de 40 policiais federais que executaram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da SJMA, decorrentes de representação elaborada pela Polícia Federal.
Informações confirmam também que outras prefeituras estão na mira da Policia Federal.