Cândido Mendes | Município conta com Centro de Triagem para atendimento de pacientes com síndromes gripais e suspeitos de COVID-19

Com intuito de melhor atender e ressaltar os cuidados na prevenção ao COVID-19, o município de Cândido Mendes através da Secretaria de Saúde, implementou um espaço exclusivo, para atender casos de síndromes gripais ou queixas respiratórias, e isolar esses pacientes, dos demais, evitando assim uma possível contaminação.

Os atendimentos iniciaram no dia 04 de maio, na UBS Vila Gracinha que visou a análise diagnóstica da implantação dos respectivos serviços prestados por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. No dia 15 de maio, transferiu-se para Praça Senador Cândido Mendes, onde as equipes também permanecem no local, realizando atendimento ao público 24h.

O modelo implantado para o atendimento de saúde no Centro de Atendimento Provisório de Síndromes Respiratórias é o Fast Track. Nele o paciente é acolhido e avaliado conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID -19 ao fazer a ficha na triagem. É examinado e, conforme protocolo, é encaminhado para uma ala de isolamento com proteção individual (mascara descartável) para transmissão de aerossóis, onde uma equipe de saúde auxilia evitando que o paciente circule pelas demais instalações do ambiente. Após a classificação do paciente o atendimento de triagem é realizado pela Dra. Kanmylla Miranda com direcionamento para isolamento domiciliar, teste rápido para Covid-19, internação hospitalar ou, com alta, precedida de orientações ao paciente. No caso de internação hospitalar o paciente é encaminhado para a sala de emergência com o devido isolamento de segurança hospitalar, sendo acompanhado pelos Doutores Sérgio Inglez e José Carlos.

Todo paciente do nosso município que apresentar sintomas respiratórios ou síndromes gripais, que precisar de atendimento médico, deve se dirigir ao Centro de triagem do Município, esclarece o Secretário de Saúde, Denílson Inglez.

A procura por atendimento no centro está sendo alta. O Sr. Luís Magno Cardoso Gomes, técnico de enfermagem e apoiador técnico que trabalha junto à estruturação dos espaços, apresentou o levantamento do atendimento realizado neste período de 21dias: “Desde o início foram realizados 510 atendimentos para síndrome gripal”, informou o profissional de saúde.

A elaboração do Centro é uma parceria desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Cândido Mendes, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e pela Coordenação de Vigilância Sanitária.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *