A população do município de Carutapera está em maus lençóis, como se não bastasse todo esse transtorno provocado pela pandemia do novo coronavírus, os munícipes ainda têm que enfrentar a crescente e desenfreada onda de assaltos, roubos e furtos em todos os cantos da cidade a qualquer hora e quase todos os dias.
No último sábado (18/04) por volta das 19h12min, no centro da cidade, ao lado da casa do prefeito do município André Dourado, uma panificadora foi alvo da ação dos meliantes, que além de levar todo o dinheiro do caixa, agiram com violência e ainda tomaram uma motocicleta de um cliente que estava em frente ao estabelecimento comercial.
Muitas pessoas até criticam a inércia da Polícia Militar e mais ainda, a inoperância da Polícia Civil que não investiga esses crimes, segundo relatos de pessoas que já foram até a delegacia registrar ocorrências.
Moradores também criticaram em grupo de WhatsApp, as forças policiais que deveriam atuar no município, pois estes não são tão diligentes para reprimir os criminosos quando as vítimas são populares, mas quando a vítima foi a residência do prefeito André Dourado, prontamente as forças policiais recuperaram os copos e pertences furtados da casa do político.
Diante desse terror que impera na cidade, as pessoas estão sendo forçadas a aderirem ao isolamento social, uma vez que qualquer cidadão que esteja na rua resolvendo coisas de sua necessidade, se torna uma presa fácil para os bandidos que estão aterrorizando o povo, que não sabe a quem recorrer.
Em dados momentos a guarda municipal é quem salva a população nesses delicados momentos, mas está além de não está legalmente autorizada a executar tais ações, vez que o prefeito atual não enviou o projeto de lei do estatuto da categoria, que tem o condão de regulamentar e legalizar a atuação desses bravos servidores públicos.