A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM destinou para vários municípios do estado, kit’s para proteção e combate ao novo coronavírus, dentre esses municípios, Carutapera foi contemplado.
Os kit’s são compostos por material de EPI’s (luvas, gorros e máscaras), álcool em gel, álcool líquido, sabão, detergente para reforçar os procedimentos de segurança e higienização em todos os municípios filiados à federação. Foram doadas também pela federação, máscaras de acrílico destinadas ao pessoal da linha de frente no combate e atendimento aos pacientes de covid-19, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos. Também faz parte desses kit’s, material gráfico de conscientização para prevenção e combate à epidemia do
Coronavírus (COVID-19).
Em um vídeo divulgado pela página CARU EM FOCO, onde o gestor do município de Carutapera, André Santos Dourado (PL) fala sobre os materiais que o município dispõe, é possível ver um panfleto da FAMEM com informações sobre a campanha da federação no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. Porém o que chama à atenção é o fato de o político não fazer nenhuma menção que os itens exibidos no vídeo são frutos da doação ação da FAMEM, instituição representativa dos municípios maranhenses. O que o mesmo cita em determinado trecho da gravação é que: “e a gente queria mostrar e dividir com vocês esse almoxarifado central é para mostrar a vocês que estamos fazendo o investimento que for necessário”.
Diante desses fatos, ficam algumas perguntas no ar, sendo a principal delas: com que a gestão municipal tem gasto os recursos vindos para o município combater o coronavírus? Já que não se viu nenhum gesto do prefeito no sentido de conceder gratificações ou reajustes aos servidores que estão na linha de frente combatendo o vírus mortal.
A população carutaperense cobra do governo municipal ações práticas que evidenciam o empenho no enfrentamento ao novo coronavírus, pois a taxa de óbitos na cidade está bem acima da média estadual e nacional.