Vários municípios maranhenses estão sendo afetados pelo período de chuva que atingiu o estado desde o final do mês de março. Como é o caso da cidade de Caxias, a 360 km de São Luís, que está em estado de alerta por causa do aumento do nível do rio Itapecuru. Segundo a Defesa Civil, o rio está acima da média e em pouco tempo pode transbordar por causa da intensidade das chuvas nas últimas 24 horas.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Defesa Civil, Pedro Marinho, falou que o município está preparado para uma enchente nas próximas horas. “O plano de contingência e de risco estão prontos, a estrutura está montada e nós esperamos que o pior não aconteça, mas caso aconteça nós estamos preparados para oferecer assistência para a população naquilo que for necessário”, contou.
Nas margens do rio Pindaré, em Pindaré-Mirim, a 255 km da capital, o nível continua subindo por causa das fortes chuvas na região. A comandante do Corpo de Bombeiros, Érica Lindoso, afirmou que até o momento não foi recebido nenhum pedido de ajuda na cidade. Até o momento nenhuma família foi retirada da área mais atingida pela enchente no Rio Pindaré.
A Prefeitura realizará um levantamento e repassar um relatório para que o Corpo de Bombeiros envie para a Defesa Civil. Na BR-316, na região do Alto Turiaçu é necessário atenção e cuidado porque os riachos transbordaram e está oferecendo riscos aos motoristas que passam pelo local, já que, a estrada ficou totalmente coberta pela água das chuvas.
Em Boa Vista do Gurupi, a 236 km de São Luís, a situação do rio também piorou, outras famílias tiveram que ser retirada das residências atingidas e encaminhadas para os abrigos em prédios públicos.
Na madrugada desta sexta-feira (5) fortes chuvas atingiram Imperatriz, a 626 km da capital. Os transtornos aumentaram durante a manhã na avenida JK. Os comerciantes tiveram prejuízos com a grande quantidade de água que inundou as lojas.
Um alagamento na BR-010 também tem causado transtornos ao trânsito, deixando ele lento. Os veículos passam pelo local com dificuldade.
Fonte: G1MA