Conselheiro do TCE-MA integra nova diretoria do IRB

O conselheiro e ex-presidente do TCE Washington Luiz de Oliveira é um dos integrantes da nova diretoria e conselho fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB). Os novos dirigentes do órgão tomaram posse na última terça-feira (20/02), em Brasília. O resultado das eleições foi homologado no dia 1º de dezembro de 2023, durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE.

Integrante do colegiado há pouco mais de dez anos, Washington de Oliveira presidiu a corte de contas de 2021 a 2022, tendo ocupado anteriormente cargo de Ouvidor, o primeiro da história do TCE maranhense, de 2015 a 2018, e o primeiro também reeleito para o cargo. Foi sob seu comando que a Ouvidoria ganhou estrutura e autonomia, passado a funcionar como importante canal de interlocução com a sociedade, inclusive no que se refere ao recebimento de denúncias.

“É com bastante orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade que assumo hoje o cargo de Diretor de Desenvolvimento Institucional do IRB, desafio que aceito com a plena convicção de que não estarei sozinho, sob a presidência do querido amigo Edilberto Pontes Lima de toda a minha equipe”, escreveu o conselheiro em suas redes sociais.

A solenidade de posse foi prestigiada por membros dos Poderes Executivo e Legislativo Federal, dos Tribunais de Contas de todo o país, Ministério Público de Contas, das entidades civis e de classes organizadas e familiares dos empossados.

“Com grande alegria e entusiasmo, assumo a responsabilidade de liderar o Instituto Rui Barbosa mais uma vez pelos próximos dois anos. O IRB, a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas Brasileiros, completou 50 anos em 2023, é a entidade mais antiga que congrega os Tribunais de Contas no Brasil”, declarou o Presidente reeleito da Instituição, Conselheiro Edilberto Pontes.

Os avanços das políticas públicas brasileiras nas áreas da educação, saúde, saneamento básico, meio ambiente e economia, foram citadas pelo Presidente do IRB durante sua fala, ressaltando que cada avanço produz um novo desafio e que esses devem ser vistos como oportunidades de melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.

Nesse sentido, Edilberto Pontes discorreu acerca das contribuições dos Tribunais de Contas brasileiros para a efetividade das políticas públicas, como órgãos constitucionais garantidores do controle de legalidade e, principalmente, de economicidade e legitimidade dos gastos públicos. Reforçou, também, as contribuições do Instituto Rui Barbosa para o alcance desses objetivos, ao longo dos seus 50 anos de atuação. “O Instituto Rui Barbosa busca fomentar o debate e trazer as melhores técnicas e metodologias para os Tribunais de Contas. Em proximidade com os principais centros de pensamento do Brasil e do mundo, o IRB se propõe a contribuir para que o estado da arte esteja presente nas diversas áreas de atuação dos Tribunais de Contas”, pontuou.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *