Em São Luis, merenda escolar é colocada em secretaria e preparada ao lado de esgoto

Unidade Escolar Thomaz de Aquino Andrade, na Vila Lobão (Foto: Divulgação/Ministério Público do Maranhão)O Ministério Público do Maranhão divulgou nesta quinta (19) que uma inspeção realizada no dia 17 de julho constatou estruturas precárias na escola municipal Unidade Escolar Thomaz de Aquino Andrade, que possui seis salas de aula e atende 431 estudantes nos três turnos.

A escola fica no bairro Vila Lobão, em São Luís, e apresenta janelas, quadros e paredes quebradas, banheiros interditados e com instalações hidráulicas e sanitárias danificadas, segundo o MP-MA.

“A escola precisa de uma ampla reforma e o imóvel está em condições precárias de funcionamento, prejudicando, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes”, avaliou o promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar.

Escola Thomaz de Aquino está com janelas, quadro e paredes quebradas  (Foto: Divulgação/MP-MA)Durante a inspeção, também foi detectado que a unidade não possui um espaço adequado para o armazenamento da merenda escolar que é colocada, de forma improvisada, na sala da secretaria. Na cozinha, a comida é preparada ao lado de um ralo de esgoto aberto e o odor forte sinalizaria o risco de contaminação dos alimentos servidos na merenda escolar.

Cozinha da Unidade Escolar Thomaz de Aquino Andrade (Foto: Divulgação/MP-MA)Segundo o Ministério Público, a unidade educacional também não possui biblioteca e os livros e materiais escolares são depositados no pátio e amontoados em prateleiras improvisadas. Outro problema é o risco iminente de quedas em frente a uma das salas, onde há diferença de nível do terreno, mas não há um guarda-corpo ou proteção para evitar acidentes.

“O risco de uma queda com consequências graves é altíssimo, necessitando uma intervenção urgente por parte do Município de São Luís”, alertou Avelar.

Banheiro da Unidade Escolar Thomaz de Aquino Andrade, em São Luís (Foto: Divulgação/MP-MA)A Promotoria de Justiça disse que vai notificar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para adotar medidas urgentes de segurança e reformar o prédio. 

Fonte: G1MA

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *