Uma erosão consumiu parte da pista e provocou a interdição da BR-222, entre o município de Igarapé do Meio e a localidade Estaca Zero, próximo a Santa Inês. No final da tarde desta sexta-feira (17), poucos veiculos leves conseguiam passar pela pista.
A suspeita é de que a causa tenha sido o rompimento de um açude na região. A BR-222 é a principal ligação entre São Luís e vários municípios, como Santa Inês, Açailândia e Imperatriz.
Desvios propostos
Para os motoristas que vão para o noroeste do Maranhão, sentido Belém, a PRF sugere o acesso pela BR-135, passando por São Mateus e depois por Bacabal. O trecho, por outro lado, encontra-se bastante danificado. Outra possibilidade seria pegar o ferry-boat em São Luís sentido baixada maranhense.
Uma terceira opção é entrar na MA-014 por Vitoria do Mearim, passando por Viana,São Vicente de Férrer, São Bento, Pinheiro e Pedro do Rosário até Zé Doca. Por fim, outra opção em Pinheiro seria se deslocar por Santa Helena e saindo em Governador Nunes Freire (antigo povoado Incruso).
Erosão na MA-318
No fim da tarde desta sexta (17) a MA-318, no trecho que liga Bom Jardim a São João do Caru, se rompeu e está completamente interditada. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA) informou que a rodovia foi afetada pelo rompimento de dois açudes, causado pelas fortes chuvas na região. A Sinfra disse ainda que foi feito um desvio no local, que o tráfego de veículos foi retomado, e que começam os trabalhos para o conserto do trecho neste sábado (18).
Erosão em Buriticupu
No km 520 da BR-222, no munícipio de Buriticupu, um trecho também começou a se desgastar por conta das chuvas. Segundo a PRF, uma enorme cratera começou a se abrir no local, mas não existe previsão de fechamento da via.