A prefeitura Municipal de Godofredo Viana na gestão Sissi Viana, em parceria com Unidade Regional de Educação de Zé Doca (UREZD), realizou no último dia 23 de novembro (sábado) a cerimônia de encerramento do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) destinado aos profissionais da educação e pessoas da comunidade visando ampliar e facilitar o atendimento dos portadores de deficiência auditiva. As aulas foram ministradas pela professora Cacilda Costa Nascimento, Mestra em Educação, formada em educação especial, Intérprete em Libras e Técnica na URE de Zé Doca.
A supervisora municipal de Educação, Elemquelma Almeida, agradeceu o apoio incondicional do prefeito Sissi Viana, URE Zé Doca e da secretária Municipal de Educação Jocileia Pereira e a participação de todos os alunos do curso.
O Diretor Regional de Educação Ezequiel Vilar, falou da importância da existência das parcerias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e a garantia do processo de inclusão, “nosso principal objetivo é garantir a inclusão social em todos os setores públicos e não apenas nas escolas, e a pareceria com o município de Godofredo Viana não se encerra com o curso de Libras, pelo contrário, apenas se inicia” frisou Ezequiel Vilar.
Na cerimônia de certificação, além da supervisora Elemquelma Almeida, participaram da mesa diretiva os professores Aurimar Montero (Diretor da Escola Estadual Benedita Jorge), Francisco Gama (Vereador), Lindalva Severo (Vice-prefeita) e Ezequiel Vilar (Diretor da URE Zé Doca). Em suas falas, os integrantes da mesa enfatizaram a importância da inclusão e da representação de educadores em prol de sua prática na sociedade.
Libras é a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
“As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve, mas vê sente e se emocionam. SURDOS OUVEM COM OS OLHOS E FALAM COM AS MÃOS. ”