O Maranhão atingiu até este sábado (15) mais de 90% de cobertura vacinal em todo o estado, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A campanha de vacinação foi realizada nos 217 municípios e encerrou na sexta-feira (14).
De acordo com a SES, 196 municípios atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo, para as duas vacinas. O órgão acrescenta ainda que a cobertura da vacinação em sarampo está em 97,98% e da poliomielite, em 98,07%.
A SES ressalta que os esforços dos gestores municipais e dos profissionais de Saúde continuam em 21 municípios para atingirem a meta de vacinação. Pais e responsáveis devem buscar os postos e todas as crianças de um ano e menores de cinco devem se vacinar.
A Campanha de Nacional de Vacinação teve início no último dia seis de agosto e foi direcionada a imunização de crianças de um a cinco anos.
Sarampo e paralisia infantil
O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.
Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.
Fonte: G1MA