Foragido desde o último dia 15, o prefeito de Centro Novo (MA) protocolou um pedido de afastamento por tempo indeterminado, e só após a Câmara votar, ele se entregou na sede da Policia Federal.
Dos prefeitos eleitos em 2020 que tomaram posse em 1º de janeiro deste ano e, portanto, estão no mandato nesses nove meses de 2021, Joedson Almeida Dos Santos, o “Junior Garimpeiro”, do município de Centro Novo do Maranhão é o primeiro a conhecer as dependências do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
“Junior Garimpeiro” se entregou na tarde da última terça-feira (28) na Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Cohama em São Luís. Em seguida, ele foi encaminhado para o xadrez.
Ele estava foragido desde a “Operação Curimã” deflagrada no último dia 15 de setembro com objetivo de desarticular uma organização criminosa que estaria desmatando extensas áreas e transformando em garimpos ilegais de ouro na região de Centro Novo do Maranhão, a cerca de 257 km de São Luís.
A Polícia Federal diz que Garimpeiro é um dos responsáveis pela devastação de mais de 60 mil hectares desmatados com objetivo de extrair ouro usando substâncias tóxicas, o crime é considerado federal.