Inicia hoje o grande Torneio dos Clubes Independentes de Turiaçu, no campo do Independente, e essa grandiosa competição esportiva de futebol tem o empresário e líder político, Edésio Cavalcanti como o principal incentivador, visto que a Prefeitura Municipal de Turiaçu não teve condições de organizar uma decente competição.
Há oito anos a prefeitura vem organizando a competição, premiando o campeão com 10 mil reais, o vice com 5 mil reais, e ficando com toda a renda obtida na portaria, e este ano, o município propôs dá como premiação um valor ainda menor, apenas 8 mil reais para o campeão e 4 mil reais para o vice-campeão. Lembrando que no tocante à divisão dos recursos arrecadados na portaria, tem uma lei municipal que determina a divisão desses recurso na seguinte proporção: 40% para o campeão da partida, 30% vice-campeão da partida e 30% para a organização do torneio custear às despesas, mesmo assim, a atual gestão nunca respeitou essa lei e sempre ficou com 100% do dinheiro arrecadado com a venda de ingressos.
Respeitando a lei municipal no tocante à partilha dos valores oriundos da portaria (40% para o campeão da partida; 30% para o vice-campeão da partida e 30% para a organização custear as despesas), o grande Torneio dos Clubes Independentes de Turiaçu, também terá uma premiação ainda maior, onde ao final do campeonato, o campeão vai receber 12 mil reais, o vice-campeão vai receber 6 mil reais.
O apoio dado pelo empresário Edésio Cavalcanti é público, notório e reconhecido por todos os desportistas envolvidos nessa competição, sendo ele o principal incentivador desse grande campeonato de futebol turiense, e seu empenho, com o apoio direto se justifica na continuidade da tradição, lembrando que há mais de 40 anos acontece em Turiaçu no período da Independência uma grande competição esportiva de futebol, e em face da gestão atrapalhada, essa tradição não pode morrer.
O campeonato que está sendo organizado pelos próprios clubes, representados pelos seus presidentes, tem como um dos principais organizadores, o presidente do time Comercial Borges, o professor Adeilson, onde irão ser premiados além do campeão e vice, o artilheiro do campeonato e o melhor goleiro, e que não tem medido esforços para tudo ocorrer bem e dentro do esperado. O jogo de abertura será hoje (23/08), às 16h no campo do Independente, entre os times Penharol contra Alto da Alegria, e nos próximos dias terão mais sete jogos finalizando assim a primeira fase do campeonato, entre 14 equipes, somando um total de 16 times de todo o município de Turiaçu, sendo estes, os maiores de toda a região turiense.
É triste ver a administração municipal não dando o valor devido ao esporte local, essas atitudes só demonstram o desprestígio do gestor municipal para com a população turiense.