Edésio e mais três prefeitos do maranhão fazem consórcio para solucionar problema do lixo

Os prefeitos de quatro municípios da Baixada Maranhense estão constituindo um consórcio para solucionar o problema dos resíduos sólidos, já que os lixões que as cidades possuem já estão exauridos e não são a solução mais correta para o ambiente.

Os prefeitos das cidades de Turilândia, Paulo Curió; Santa Helena, Zezildo Almeida; Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria; e Turiaçu, Edesio Cavalcanti, se reuniram nesta quinta-feira (20) para tratar da constituição do consórcio. Na próxima terça-feira (24) serão acertado os termos com os departamentos jurídicos dos municípios para que os projetos sejam enviados às câmaras municipais.

O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, encabeça a iniciativa. “É muito importante resolver esta questão da destinação dos resíduos sólidos e em conjunto os municípios têm condições de resolver essa questão com a destinação adequada e preservando o meio ambiente. É uma iniciativa que deve ser de exemplo para que outros municípios se unam para resolver questões importantes como estas”, afirmou.

O objeto principal do consórcio é a construção do aterro sanitário, que já possui projeto e viabilidade, mas outras demandas também poderão ser realizadas em conjunto a partir da constituição da unidade entre os municípios.

Consórcio público – Previsto e estimulado pela Constituição Federal de 1988, o Consórcio público é regido pela Lei nº 11.107, de 2005, com o objetivo de estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos” .

O consórcio público é como se fosse uma “parceria” firmada por dois ou mais entes da federação para que estes, juntos, tenham mais força para realizar objetivos de interesse comum.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *