O ex-prefeito de Codó, José Francisco Lima Neres, foi convocado pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão para prestar esclarecimentos sobre a aplicação de R$ 300 mil repassados ao Fundo Municipal de Saúde por meio da Portaria Fundo a Fundo nº 1318/2024. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado e faz parte da Tomada de Contas Especial nº 19/2025, instaurada para apurar irregularidades no uso dos recursos.
Segundo o Edital de Convocação nº 02/2025 – CPTCE/SES, assinado pelo secretário Tiago José Mendes Fernandes, José Francisco tem um prazo de 15 dias para comparecer à Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial, localizada na Avenida Carlos Cunha, em São Luís (MA), e apresentar os documentos pertinentes. O edital também alerta que a ausência de atendimento ao chamado pode levar ao encaminhamento do caso ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).
Problemas na UPA de Codó – Além da convocação para esclarecimentos, José Francisco assumiu recentemente a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó, onde nomeou seu filho, Pedro Neres, como diretor-geral da unidade. Nos últimos dias, a UPA tem enfrentado dificuldades no atendimento à população, alegando falta de leitos. Além disso, a nova gestão tem sido acusada de perseguição, uma vez que cerca de 14 médicos já foram demitidos nos últimos dias.
A gestão do ex-prefeito segue sob investigação de órgãos como o Ministério Público Estadual do Maranhão (MPE), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal, que apuram possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos e em processos licitatórios durante sua administração.