Ontem terça-feira (07), assim como ocorreu no resto do país, a cidade de Turiaçu foi sede dos desfiles de comemoração da independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro de 1822. Entre os que assistiram às celebrações, estavam o prefeito Edésio Cavalcanti, a primeira-dama Beth Cavalcanti, além de secretários, vereadores e seus assessores.
Pessoas das mais diferentes idades e profissões chamaram a atenção da população no momento auge da semana da pátria. Além de ter contado com estudantes dos níveis de ensino fundamental e médio, quem também participou das comemorações foram professores, conselheiros tutelares, artistas locais e ex-alunos dos colégios da região.
O evento, que ocorreu na Rua Luís Domingues, em frente á prefeitura do município, contou com a presença de dois polos, cujos nomes eram de dois dos mais importantes centros de ensino da terra do abacaxi: Olga Damous e Ieda Viana. Cada polo foi formado por mais de uma escola e contava com 190 membros, divididos em cinco pelotões.
Após as escolas, foi a vez de o desfile ser comandado pela banda Setcultury, conhecida pelos turienses por ser a primeira banda independente do município. No final, ocorreu uma solenidade onde o presidente da câmara Adonílson Rabelo, o prefeito Edésio Cavalcanti e o secretário de educação Luís Carlos de Almeida hastearam as bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Turiaçu, respectivamente.
Antes da saída dos pelotões, o mandatário de Turiaçu, assim como outras autoridades, realizou um discurso.
“Deus foi bom conosco, quem fez parte da organização sabe que era difícil imaginar o desfile sendo, de fato, realizado esse ano, devido à aproximação da data e devido também ao problema da Covid-19, que estava batendo na nossa porta, mas o resultado é esse que vimos, apresentações bonitas e pelotões extraordinários”, falou o prefeito, em trecho do discurso.